5 passos importantes ao traçar metas para o seu consultório

Share:
Metas para consultório de Alta Performance - Marketing Médico - Mais clientes

Toda virada de mês e principalmente a cada virada de ano fazemos novas promessas: começar uma academia, começar uma dieta, poupar mais dinheiro e etc. São metas que traçamos, mas que muitas vezes não cumprimos, pois falta o estímulo correto para cumprir.

 

Se você é um médico que deseja ter mais clientes e construir uma Clínica de Alta Performance traçar metas é essencial pois ela é a sua bússola, ela orienta onde você quer chegar e te ajuda na tomada de decisões.

 

Eu tenho metas objetivas de crescimento da minha clínica é claro que isso também tem relação com os meus objetivos pessoais de vida. Mas no meu consultório, todos sabem quais são nossas metas e todos são impactados pelo seu cumprimento ou não, através de comissões, por exemplo. Isso faz com que eu não me esqueça desses objetivo, pois minha secretária quer ganhar a comissão dela e me olha com ar de decepção quando não cumprimos essas metas. Isso me mantém constantemente vigilante.

 

Então vou falar para vocês 5 passos importantes que você deve observar ao traçar suas metas.

 

Objetivos de longo prazo e metas de curto prazo

 

Primeiro, antes de traçar suas metas, você deve visualizar em um panorama um pouco mais amplo, onde você quer chegar, as metas serão os degraus desse caminho.

Exemplo: Quero ter uma independência financeira e melhor qualidade de vida.

 

Isso é abstrato, temos que tornar mais concreto e depois picotar em etapas, assim esse objetivo amplo pode virar:

Quero ter um saldo de investimentos de $5.000.000, e ter um ritmo de trabalho de 30 horas semanais e uma frequência de 2 viagens de 15 dias por ano. No prazo de 10 anos.

 

Pronto, transformamos isso em uma meta de longo prazo, que podemos decompor em metas de curto prazo, que serão os degraus para alcançar aquele objetivo.

 

5 passos importantes para traçar metas para o seu consultório

 

Você viu que falei sobre metas concretas, na verdade as metas devem obedecer a um passo a passo, que resulta no acrônimo SMART, então metas “espertas” seguem as seguintes características:

 

  • (S)pecifics: suas metas devem ser bem específicas, objetivas. “Quero emagrecer” não é específico. “Quero diminuir minha gordura, mantendo massa magra” é um pouco mais objetivo, mas falta uma característica importante…
  • (M)easurable: ser mensurável. No exemplo acima, fica ainda mais clara a nossa meta se dizemos “Quero diminuir 5 quilos de gordura, mantendo a massa magra”, ou “Quero aumentar o rendimento bruto da clínica em 50%”. Isso é possível medir, fica mais claro.
  • (A)chievable: suas metas devem ser realizáveis para o prazo determinado. “Quero aumentar o faturamento em 50% em 1 dia” é muito pouco provável, mas “Quero aumentar o faturamento em 50% no prazo de 6 meses” é mais factível.
  • (R)elevants: sua meta deve ser relevante para sua realidade, pois é isso que vai te dar o gás para realizar. “Quero ter uma carteira de investimentos de $ 1.000 (mil dólares)” provavelmente não será assim um grande estímulo na sua vida como “Quero ter uma carteira de investimentos de $ 5.000.000 (Cinco milhões de dólares)”.
  • (T)imed: suas metas devem ter prazos definidos, para que você se programe para realizar. “Quero emagrecer 5 quilos”, ok, mas em quanto tempo? Se for em 5 anos, isso fica tão diluído que perde a relevância e você acaba não cumprindo, se for em 1 mês, você terá que planejar suas ações: vou fazer exercícios, vou controlar minha dieta, etc…

 

Se as suas metas estão claras e objetivas, seu cérebro terá maior facilidade e comprometimento em decompor ações para a realização, mas se elas não forem relevantes ou de realização muito difícil ou irreal ele vai bloquear o processo e você provavelmente não conseguirá realizar.

 

Quer mais um exemplo claro? O nosso curso Programa Clínica de Alta Performance tem um objetivo:

“Aumentar o seu lucro como médico em 100% no prazo de seis meses.”

 

Decompondo no SMART: S= aumentar o faturamento médico. M = 100%. A = é possível alcançar. R = é relevante, aumentar 100% do seu lucro vai fazer diferença. T = no prazo de seis meses.

Lembre-se de ESCREVER essas metas em um papel, ou local de fácil visualização, pois até mesmo de forma inconsciente, você vai tomar decisões que te levem a realizar essas metas.

 

Espero que tenha gostado do meu artigo, aproveite a virada do ano, ou a virada do mês e trace suas metas. Comprometa-se a realizar e envolva outras pessoas no processo, assim os resultados serão ainda melhores.

 

Quer receber mais informações úteis para aumentar a performance do seu consultório? Quer saber mais sobre o Programa Clínica de Alta Performance? Increva-se na minha lista clicando agora no botão abaixo.

 

curso-precificacao-clinicas-consultorios

Share:

Deixe um comentário

2 Comentários em "5 passos importantes ao traçar metas para o seu consultório"

avatar
Ordenar por:   Mais novo | Mais antigo | Mais votado
Sabla santos
Visitante

Parabéns pela clareza do seu raciocínio,que o ano de 2016 seja rico em boas experiências.