Qual sua opinião? Paciente ou Cliente?

Share:

Esses dias fiz um post em um grupo de Whatsapp e o colega respondeu: “Vergonha”

Motivo: eu me referia aos pacientes como clientes. Sim, só isso. Não fez um comentário sobre a ideia nem nada…

Etimologicamente, a palavra paciente é derivada do latim pati e do grego pathe, que significa “sofrer” ou “aguentar”. Eu prefiro pensar nos meus pacientes como clientes e vou explicar porque acho isso melhor.

[Editado] Observação: não estou falando para sair por aí chamando paciente de cliente, principalmente ao falar com essa pessoa, mas sim, na mentalidade que o profissional deve assumir.

Primeiro, o paciente sempre foi uma figura passiva, que aceitava calado tudo o que era passado. O Cliente é uma figura ativa nas relações. Quando eu penso no mundo atual, na concorrência e em como o consumidor é exigente, novamente prefiro usar o terno cliente. Dessa forma eu mantenho meu pensamento focado na qualidade de atendimento necessária para satisfazer esse cliente.

Segundo, nós médicos, com CNPJ ou não, somos uma empresa. Nós prestamos serviços e somos remunerados por esse serviço. Assim, nada demais falar em cliente, fonte do nosso trabalho e destino da nossa atenção (ou deveria ser).

E ao falar em qualidade de atendimento estou pensando tanto na qualidade técnica do meu trabalho (e meus estudos) quanto no que é necessário para o meu cliente perceber essa qualidade: ambiente, atender no horário, atendimento humano e respeitoso, etc.

Enquanto muitos ficam de mimimi e distratam os seus pacientes eu estou constantemente avaliando a satisfação do meu cliente e melhorando sempre que recebo alguma crítica.

E assim como eu, muitos médicos já estão buscando um posicionamento diferente. Esses médicos ao longo da sua carreira vão ter uma clientela maior, que o respeita e o valoriza, pois esses médicos aprenderam a valorizar como clientes (independente do nome que se dá), aprenderam a respeitar a PESSOA e os seus anseios.

E aí, Cliente ou Paciente? Para você isso faz diferença? Comente aqui.

Share:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar