Saiba porque você deve segmentar sua clientela

Share:

Escrevo esse texto em um momento em que a maioria de nós escuta falar sobre a crise e teme pela crise constantemente. Nos jornais, nas revistas, na tv, nos grupos de mensagem pelo Whatsapp, todos me perguntam se estou sentindo a crise.

É claro que não há como negar que existe uma crise no nosso mercado. No entanto, percebi que existe mais uma crise de confiança do que uma crise financeira propriamente dita. Essa realidade econômica só o futuro nos dirá.

 

Quando vejo notícias específicas sobre mercado de saúde, observo que ele ainda não sentiu tanto esse problema. Mas vamos partir do pressuposto de que existe sim uma crise específica no nosso mercado de saúde e no mercado médico, afinal a importação de médicos e a abertura indiscriminada de novas faculdades afeta sim esse mercado. E aí, você vai ficar parado? Se você acompanha O Clínica de Alta Performance já sabe que não.

Independente de estarmos numa realidade de crise ou não, sempre existe uma fatia do mercado pronta a adquirir os seus serviços, e é nessa fatia que nós devemos nos concentrar. Você deve aprender técnicas e meios de se fazer presente e conhecido para esse público. Você deve adquirir autoridade, você deve se destacar.

 

É claro que estamos falando do marketing médico. Independente do que você almeja, se você quer conseguir mais pacientes particulares, maior rendimento financeiro, maior prestígio ou melhor qualidade de vida, você vai precisar se destacar no seu mercado.

Mas para poder se destacar de outros médicos, antes de tudo, você deve saber qual é o seu mercado.

Quem é o seu público-alvo? Quem são os pacientes que frequentam seu consultório? Quem são os pacientes que você deseja que frequentem o seu consultório?

Se você não possui nenhum tipo de posicionamento de mercado, se quer atrair todos os públicos indistintamente, na verdade você faz um tratamento de massa, de baixo grau de diferenciação. Com isso o valor agregado do seu serviço será inferior.

Segmentar para se diferenciar e conseguir mais pacientes

Segmentar o seu público alvo é uma forma de se diferenciar do restante do mercado. No momento que você determina, de acordo com aquilo que você almeja para sua vida e para sua clínica, qual público você deseja atrair para seu consultório, você irá se preocupar em atender melhor aquilo que esse público deseja.

Por que isso ocorre? Cada público tem um perfil: a cadeira confortável para um senhor idoso é diferente da cadeira confortável para um adolescente. As revistas e a decoração que você vai ter no seu consultório serão diferentes se seu atendimento é mais voltado para público feminino ou público masculino.

 

Se você decide segmentar a sua clientela, em um primeiro momento, você terá sensação de estar abandonando, dispensando, um possível cliente. De certa forma, isso é verdade, mas os resultados serão positivos. Pois a partir desse momento, você será muito melhor para o seu público específico, com isso seus pacientes ficarão mais satisfeitos e indicaram novos pacientes desse mesmo público-alvo.

Pense na segmentação como escolher uma especialidade. Ao escolher uma determinada especialidade, você deixará de ter conhecimentos aprofundados em uma outra, mas ficará muito melhor e mais eficiente naquele naquele campo que você escolheu.

Uma vez escolhido o seu público-alvo, aí sim será o momento de iniciar o seu marketing médico, tanto através do marketing tradicional, quanto do marketing digital. Antes disso, não adiantaria buscar mais paciente particulares, se os pacientes que chegassem na sua clinica não ficassem satisfeitos.

 

Se você pensar no mercado como uma grande festa, onde estão servindo vários salgados e várias bebidas, segmentar a sua clientela é como dizer ao garçom que traga para você apenas os salgadinhos que você mais gosta e a bebida que te dá mais prazer. E o melhor, se você falar da forma correta, esse garçom (mercado) vai te obedecer.

 

Se você deseja saber como segmentar a sua clientela para atrair mais pacientes particulares e ter uma Clínica de Alta Performance, inscreva-se na nossa lista.

curso-precificacao-clinicas-consultorios

 

Share:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar