Saiba porque você NÃO quer uma agenda LOTADA

Share:
Sala-de-Espera-Clinica-de-Alta-Performance

Se você tem uma agenda lotada você está perdendo oportunidade e dinheiro!

Eu me formei em 2003, mas lembro que ainda estudante escutava frases do tipo: “Esse é o professor Fulano, ouvi dizer que a agenda do consultório dele é LOTADA, que só tem consulta para daqui 6 meses”. Aí nós saímos da faculdade corremos atrás de nos especializar e o maior desejo é encher a agenda de clientes.

Primeiro, para que fique claro, eu acho totalmente justo que você médico, seja bem remunerado pelos anos de estudo e esforço. Que não há mal nisso, nem motivo para se envergonhar. Esse é o desejo de todos. Se você faz com ética e respeito aos clientes, acho até louvável.

Nesse contexto, ter a agenda cheia nos passa essa segurança de que vamos ganhar bem e estamos sendo reconhecido. Principalmente se você tem uma “fila de espera” de alguns meses. Na verdade muitos se orgulham: “Tenho uma fila de espera de 3 meses!”, “Ah, a minha é de 6 meses…”

E aí meu colega, quando você começa a trabalhar o quê faz? Eu sei, pois eu fiz o mesmo: Vai atrás de convênios. E fica se perguntando, “Como me credenciar na unimed? Como me credenciar no Bradesco?” Etc. Eu não sei na sua cidade, na sua clínica, mas quando eu trabalhava com convênios eles pagavam uma micharia. (Na verdade eu sei que continua sendo assim). Depois você vai se perguntar “Como atender mais consultas particulares”

O resultado disso é um círculo muito negativo para médicos e clientes.

Circulo-Vicioso-Convenio-Clinica-de-Alta-Performance

 

Por quê então eu não quero uma agenda lotada?

Se sua agenda está lotada, com fila de espera, você está perdendo dinheiro. Quer saber o porquê?

Situação 1: Você tem fila de espera, mas atende convênios. Se você atendesse menos convênios teria mais tempo para consultas particulares, que remuneram melhor pelo seu tempo. (Viu como atender a convênios pode não ser tão interessante para você?)

Situação 2: Você não atende convênio e mesmo assim tem fila de espera. Ou seja, mesmo apenas atendendo particular a procura está alta. Nesse caso talvez o valor da sua consulta esteja baixo. Talvez você esteja com um valor de consulta defasado. Poderia fazer um pequeno incremento pois os pacientes estão te valorizando, tanto que estão te procurando. Faça algumas melhorias no seu consultório, na sua forma de atender e aumente um pouco sua consulta, muito provavelmente continuará com a agenda praticamente cheia, só com uma fila de espera menor, mas recebendo melhor pelo seu trabalho e dedicação.

É claro que para melhorar qualquer uma das situações, você tem que ser um bom profissional, saber entregar um serviço de qualidade para o seu cliente. Você tem que aprender a entregar valor para o seu cliente. Assim poderá além de atender melhor, também ter uma melhor qualidade de vida.

Quero saber a sua opinião sobre o post, ou se tem alguma dúvida. Dê um ok, nos comentários.

curso-precificacao-clinicas-consultorios

Share:

Deixe um comentário

10 Comentários em "Saiba porque você NÃO quer uma agenda LOTADA"

avatar
Ordenar por:   Mais novo | Mais antigo | Mais votado
José
Visitante

Muito bom! Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento! Grande abraço!

Elisa
Visitante
Alexandre, gostei bastante do diagrama que vc montou. Concordo muito com o que vc coloca, porém acho que falta vc abordar situações em que a cidade que o médico atende tem pouco movimento de pacientes particulares. Existem cidades como a minha que o forte são os convênios e isso é dificil lidar. Não dá p generalizar dizendo que movimento de paciente particular dá para manter toda a clínica, ainda mais durante essa crise econômica do país. Gostaria que vc abordasse esse tema se possível. Estou acompanhando sempre seus posts e aula. Vc ficou me devendo a planilha e algumas respostas… Leia mais »
Daniel Dourado
Visitante

Muito bom Alexandre !
Estou montando para mim uma clínica aqui em Bh , lugar que sempre achei impossível não atender a convênios . Com as suas orientações , estou saindo fora desses “vermes de convênios ” porque descobri que estaria trabalhando só para enriquecer toda essa bandidagem.
Burros são os médicos que não enxergam a realidade . Agora eu acordei … Grande abraço !

Solange Nunes Martins
Visitante
Olá! Grata pelo artigo. Minha situação é bastante diferente da que vc menciona já que tenho muitos anos de formada e minha renda é composta praticamente dos atendimentos de convênio. Minha cidade é uma das mais populosas na minha especialidade e eu realmente gostaria de fazer grandes modificações no consultório. Meu perfil não se enquadra ao perfil das colegas que trabalham sem convênios: alta tecnologia e a visão centrada na medicina tradicional. Meu diferencial sempre foi uma certa autonomia e o interesse nas práticas integrativas ao lado de procedimentos bastante inovadores mas nem sempre reconhecidos pelo CFM. Tenho altos compromissos… Leia mais »
Abidias Barros
Visitante

Muito bom Alexandre. Há poucos anos fiquei apenas com o convênio UNIMED porque me dá retorno na Acupuntura. No mais só consulta particular. Dobrei o valor dela agora porque já estava com fila de espera passando de duas semanas. Sei que vou ganhar, pelo menos o mesmo. a aí trabalhando menos. Mas a experiência me diz que vou ganhar mais. Valeu suas orientações. Parabéns!

Angelo
Visitante

Alexandre, muito bom. E numa terceira situação: nunca tive consultório e nem trabalhei com convenios. Preciso iniciar uma agenda, pq o consultório tem q ser pago. De onde viriam os pacientes particulares? Quanto deveria ser o valor inicial da consulta?