Saiba porque você NÃO quer uma agenda LOTADA

Se você tem uma agenda lotada você está perdendo oportunidade e dinheiro!
Eu me formei em 2003, mas lembro que ainda estudante escutava frases do tipo: “Esse é o professor Fulano, ouvi dizer que a agenda do consultório dele é LOTADA, que só tem consulta para daqui 6 meses”. Aí nós saímos da faculdade corremos atrás de nos especializar e o maior desejo é encher a agenda de clientes.
Primeiro, para que fique claro, eu acho totalmente justo que você médico, seja bem remunerado pelos anos de estudo e esforço. Que não há mal nisso, nem motivo para se envergonhar. Esse é o desejo de todos. Se você faz com ética e respeito aos clientes, acho até louvável.
Nesse contexto, ter a agenda cheia nos passa essa segurança de que vamos ganhar bem e estamos sendo reconhecido. Principalmente se você tem uma “fila de espera” de alguns meses. Na verdade muitos se orgulham: “Tenho uma fila de espera de 3 meses!”, “Ah, a minha é de 6 meses…”
E aí meu colega, quando você começa a trabalhar o quê faz? Eu sei, pois eu fiz o mesmo: Vai atrás de convênios. E fica se perguntando, “Como me credenciar na unimed? Como me credenciar no Bradesco?” Etc. Eu não sei na sua cidade, na sua clínica, mas quando eu trabalhava com convênios eles pagavam uma micharia. (Na verdade eu sei que continua sendo assim). Depois você vai se perguntar “Como atender mais consultas particulares”…
O resultado disso é um círculo muito negativo para médicos e clientes.
Por quê então eu não quero uma agenda lotada?
Se sua agenda está lotada, com fila de espera, você está perdendo dinheiro. Quer saber o porquê?
Situação 1: Você tem fila de espera, mas atende convênios. Se você atendesse menos convênios teria mais tempo para consultas particulares, que remuneram melhor pelo seu tempo. (Viu como atender a convênios pode não ser tão interessante para você?)
Situação 2: Você não atende convênio e mesmo assim tem fila de espera. Ou seja, mesmo apenas atendendo particular a procura está alta. Nesse caso talvez o valor da sua consulta esteja baixo. Talvez você esteja com um valor de consulta defasado. Poderia fazer um pequeno incremento pois os pacientes estão te valorizando, tanto que estão te procurando. Faça algumas melhorias no seu consultório, na sua forma de atender e aumente um pouco sua consulta, muito provavelmente continuará com a agenda praticamente cheia, só com uma fila de espera menor, mas recebendo melhor pelo seu trabalho e dedicação.
É claro que para melhorar qualquer uma das situações, você tem que ser um bom profissional, saber entregar um serviço de qualidade para o seu cliente. Você tem que aprender a entregar valor para o seu cliente. Assim poderá além de atender melhor, também ter uma melhor qualidade de vida.
Quero saber a sua opinião sobre o post, ou se tem alguma dúvida. Dê um ok, nos comentários.